sábado, 27 de agosto de 2016

PRIMEIROS SOCORROS (PARTE 01)



Fala sobreviventes

Hoje eu vou falar um pouco sobre Primeiros Socorros.
Bati um papo com a Cabo do CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO, VÂNIA CAVACHINI.

A cabo Cavachini fala um pouco sobre sua vida e suas experiencias na corporação.
Vânia Cavachini já está no corpo de bombeiros Militar ha 10 anos e o que começou com uma vontade de ter um emprego estável concursada,  Se estendeu para uma paixão pela corporação e pelo trabalho realizado por ela e seus companheiros nos resgates e atendimentos ás vitimas, Cavachini veio de uma família de militares, Pai e irmão são militares e isso fez com que a vontade de servir a população fala-se mais alto na hora de escolher uma profissão.
Após entrar para os Bombeiros e realizar um curso de 8 meses onde foi muito pesado o esforço físico e mental, teve de passar por muitas áreas para aprender a profissão de ser um bombeiro e no final o que ela mais se identificou e gostou foi os primeiros socorros, o APH (atendimento pré hospitalar) trabalhado nas viaturas .
Ao longo desses 10 anos o que ela conta é que, o que mais afeta ela no trabalho são os atendimentos com crianças, socorrer crianças feridas ainda mexe com a cabeça da Cabo. A fragilidade das crianças exige um preparo maior e mais frieza para prestar o atendimento essencial. 
A Cabo da dicas de como podemos prestar os primeiros socorros corretamente sem colocar a vida das vitimas em risco:

Em caso de acidentes

  •  Primeiro, sempre ligue para o serviço de atendimento a emergências 192(SAMU) e 193(BOMBEIROS) e passe todas ás informações necessárias do acidente para que possa enviar os socorros corretos para aquele caso.
  •  Evitar mover as vitimas, não retirá-las do local do acidente e não mover a cabeça pois pode atrapalhar a cervical, dependendo do caso pode ser pior.
  •  Se é um acidente de carro não retirar as vitimas de dentro do carro, se for de moto evitar retirar o capacete da vitima pois existe uma técnica correta para isso.
  •  Conversar com a vitima para manter ela calma e lucida, explicando que já foi chamado o socorro e que está a caminho.

Em casos de vitimas de feridas por agressores

  • Primeiro, se assegurar que o agressor não está mais no local ou por perto, em alguns casos o agressor pode tentar terminar o serviço se perceber que a vitima ainda está viva.
  •  Ligar para a Policia, importantíssimo ligar para a policia para que ela faça a segurança da vitima e da população .
  • Ligue para o serviço de atendimento a emergências 192(SAMU) e 193(BOMBEIROS) e passe todas as informações necessárias.
  •  Não mexa com a vitima também, mantenha ela calma e lucida.
  •  Se possuir uma toalha limpa ou uma camisa pode colocar sobre o ferimento para estancar o sangue ate o socorro chegar .

A cabo ainda lembra que esperar o atendimento e fazer a coisa certa é melhor que fazer o atendimento rápido saindo com a vitima do local, Ela ainda ressalta que nem sempre quando o projétil faz a perfuração total (quando entra e sai do corpo da vitima) o atendimento é mais rápido ou mais eficaz, isso depende muito do local onde a pessoa é ferida.

A cabo explica que existe muitos mitos ou informações erradas a respeito de primeiros socorros.
“Um muito comum é sobre os ataques de epilepsia ou crises convulsivas, você tem que abrir a boca e desenrolar a língua. 
São pouquíssimos casos que isso acontece, nesses casos você tem que segurar a cabeça da vitima para a segurar que ela não bata no chão e afastar todos os objetos dela pois ela vai se debater toda” disse a Cabo Vânia .

Semana que vem a parte dois da matéria ‘KIT PRIMEIROS SOCORROS’ não perca. é na próxima semana.

Curta e compartilhe nossa pagina, nos ajude a divulgar conteúdos interessantes na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário